Qual tipo de fisioterapeuta você é?

Cover Image for Qual tipo de fisioterapeuta você é?
Carol Lima
Carol LimaMentora de Fisioterapeutas

É fato que nossa formação é predominantemente técnica e que saímos com uma mentalidade completamente voltada para a atuação operacional. Mas afinal, o que isso quer dizer e quais outras faces existem? Eu particularmente acho esse assunto muito interessante e que deve ser discutido ou minimamente abordado. Mas serei bem objetiva, e vou apresentar os três perfis profissionais que podemos resumir a partir das características de cada fisioterapeuta:

OPERACIONAL

é um tipo de fisioterapeuta que é excelente em executar tarefas e que garante entregar atividades rotineiras e de mão de obra. Um exemplo disso é aquela pessoa que adora atender os pacientes e que com maestria executa suas funções, porém não ultrapassa nenhuma outra. É subordinado, obedece às ordens de pessoas acima, pensa mais a curto prazo e se mantém confortável em sua rotina, limitando-se no atendimento fisioterapêuticos voltados somente para os pacientes.

GERENCIAL

o fisioterapeuta gerencial também pode ser chamado de TÁTICO, tem um pouco mais de visão que o perfil operacional, porém se responsabiliza por setor. É aquele tipo de fisioterapeuta que planeja as ações, dá muitas ideias de como pode ser alcançado determinadas ideias e objetivos lançados. Um exemplo disso é aquele fisioterapeuta que vive dando alternativas e soluções quando aqueles que estão acima dele apresentam alguma intercorrência ou situação problema.

ESTRATÉGICO

já o fisioterapeuta estratégico é aquele visionário, que tem uma visão de longo prazo. Apresenta ideias de grande escala que influenciam diretamente o futuro do consultório, clínica ou estúdio. São pessoas que se interessam em assuntos que vão além da fisioterapia, como por exemplo Gestão de Negócios ou Administração. São os típicos perfis visionários e que apresentam características multifuncionais, que não somente focam em métodos e técnicas fisioterapêuticos, mas também em serem grandes empresários.

Considerando essas características, qual você se reconhece? E agora ciente destes perfis, você gostaria de desenvolver mais alguma característica que vá além de somente ser fisioterapeuta? Sou suspeita, mas considero importante ultrapassarmos esses limites que a própria graduação impôs. A partir do momento que você reconhece que quer mais, você também precisa entender que é preciso fazer mais. Técnicas de reabilitação, prevenção ou promoção a saúde não são o suficiente. Sair da zona de conforto te permite não só adquirir mais conhecimento de outras áreas pertinentes ao empreendedorismo, mas também te leva a lugares que você nunca imaginou que seria possível alcançar.

0 / 280 permitidos

Nenhum comentário foi encontrado.

fisioEmpreendedor © 2024