Orientações para um ano incrível na Fisioterapia

Cover Image for Orientações para um ano incrível na Fisioterapia
Carol Lima
Carol LimaMentora de Fisioterapeutas

Orientações para um ano incrível na Fisioterapia

Ah, o ano novo!

Consegue sentir a esperança surgindo? A empolgação e sonhos renascendo ou reescrevendo?

Pois é... é isso o que o ano novo representa. Ele te oferece energia para que você possa se encher de esperanças e tentar de novo.

Este é um período simbólico de leveza e recomeço. Ele te entrega uma folha em branco para que você possa reescrever sua vida, rumo a um final feliz.

No decorrer da nossa caminhada é comum nos depararmos com pedras que por vezes nos machucam. E nos machucam tanto que parece difícil enxergar uma luz em meio a tanta escuridão.

Por mais que a você não precise de um ano novo para recomeçar, parece que às vezes é necessário visualizar o final de alguns ciclos antes de seguirmos adiante. Eu entendo...

Então é pensando em recomeços, esperança e garra que escrevo esse artigo para vocês. Quero aproveitar este momento que você está se inspirando e redesenhando uma nova jornada.

Estou aqui para dizer que você não está sozinho(a). Tenho certeza que ao chegar no final deste ano, você vai respirar aliviado(a) me dizendo a seguinte frase:

"Sim, Carol, foi um ano INCRÍVEL. Eu consegui!"

Então aqui vai algumas orientações para você de fato alcançar esse ano sensacional!

SUMÁRIO

  1. Por onde começar? Autoconhecimento.

  2. Aprenda com os erros do ano passado.

  3. Definição de objetivos.

  4. Analisar situação e recursos atuais.

  5. Planejamento e Plano de Ações.

  6. EXTRA

Por onde começar?

Eu sempre tive o pensamento de que a origem de tudo é o SER. Qual ser? NÓS.

Você não é sua profissão, você não é sua roupa, você não é seu status. Isso tudo são extensões de quem você é.

Então para falarmos sobre termos um ano incrível na profissão que escolhemos -no caso a Fisioterapia**- precisamos falar de autoconhecimento.**

AUTOCONHECIMENTO

Basicamente, autoconhecimento é o conhecimento que temos de nós mesmos. Isso vem após constantes investigações sobre as características que temos. Assim como nossos gostos, vontades, limites e potencialidades.

Partindo do princípio apresentado, sempre acreditei que nosso "EU profissional" na verdade é o reflexo de quem nós de fato somos. Ou seja, nossa atuação profissional sofre interferência direta das nossas características como indivíduo.

Então antes de construir nossa identidade profissional, precisamos conhecer e lapidar nossa identidade pessoal.

Já vi muitas pessoas construindo imagens profissionais que não condiziam com quem eram. E essas imagens basicamente não se sustentaram.

Para que você possa realmente construir uma figura fidedigna e constante precisa condizer com suas características individuais.

Portanto o autoconhecimento é o primeiro passo para que você tenha um ano incrível sendo fisioterapeuta.

A partir disso você vai começar a analisar quais são seus pontos fortes e fracos. Bem como quais são as características que colaboram para a construção de um profissional de excelência. Segundo, claro, sua concepção.

Pare para refletir quais foram as atitudes, situações e experiências vividas que não foram benéficas para você e para os outros.

Analise também quais te trouxeram benefícios e quais influenciaram positivamente os demais.

Chegue a uma conclusão de quais hábitos você quer preservar e quais você deseja trabalhar.

Esta etapa vai te definir como pessoa, pare passarmos então para o próximo tópico.

Aprenda com os erros do ano passado

O fato é que nós focamos muito no futuro, mas na verdade todo o nosso aprendizado e lições já foram apresentados.

O nosso passado traz ensinamentos grandiosos de exemplo a serem ou não seguidos. Às vezes fechamos os olhos e colocamos a culpa em terceiros ou fatores externos que não podemos controlar, para justificar nossas falhas.

Mas a única coisa que você pode mudar e tem controle (por mais que não pareça) são as suas atitudes. Os erros de outras pessoas também podem ser usados como exemplos a não serem seguidos.

Por mais que pareça algo pontual, na verdade, este hábito tem que ser constante. Para que forneça aprendizado e progresso contínuos.

Conforme vivemos é importante tentarmos analisar conscientemente as situações que nos deparamos e aquelas que já vivenciamos.

Isso inclui aquele seu "cliente chato", ou até mesmo aquele sócio que não concorda com você. Qual aprendizado você vai tirar disso?

Vamos supor que no ano passado você se deparou com um cliente, digamos... "exigênte".

Este cliente reclama de tudo. Por mais que esteja com você há dois anos. Reclama do preço cobrado, do layout do espaço, da cor do estofado e por aí vai.

Apesar de entender que nem sempre o cliente tem razão, quais aprendizados podemos tirar dessas reclamações para que eu consiga preveni-las no futuro?

Se ele está reclamando do preço que você cobra no seu atendimento, talvez ele não esteja ciente do valor que você agrega no seu serviço.

Além disso, esta reclamação pode ser de outros clientes também. Mas isso não quer dizer que você precise abaixar o seu preço. Talvez existam alguns ensinamentos por trás deste fato que possam melhorar seus serviços. Como por exemplo:

  • Listar os benefícios do seu serviço;

  • Realizar campanhas de conscientização da qualidade do seu

    atendimento;

  • Agregar valor nas consultas (caso não tenha);

  • Realizar uma pesquisa de satisfação com todos seus clientes para que

    colaborem para uma decisão.

Este é só um dos exemplos que você pode tirar, até mesmo de algo ou alguém que você julgue apenas implicante.

O cliente nem sempre tem razão, mas em tudo que ele questionar você deve tirar uma moral da história. Afinal você precisa considerar o feedback dos seus clientes para progresso constante dos seus negócios.

Definição de objetivos

Após realizar as duas etapas anteriores, que são pré requisitos, podemos definir objetivos.

Não adianta você querer definir objetivos sem saber se é realmente isso que você quer. Primeiro saiba quem você é e reflita sobre os últimos anos.

Na sequência, você terá mais clareza para definir um objetivo que você não vá desistir no meio do caminho.

Caso você queria definir seus objetivos para o próximo ano e não esteja conseguindo, eu ofereço uma MENTORIA GRATUITA de definição de objetivos e metas. É só clicar que você entrará em contato diretamente comigo. Vale muito a pena!

Analisar situação e recursos atuais

Com um objetivo definido agora é a vez de analisarmos onde estamos, quais recursos tempos e se está favorável ou não.

O ponto de partida precisa estar claro para que você consiga saber de onde irá iniciar sua jornada. Com isso você estará ciente da estrada que precisa percorrer e se ainda está muito longe de alcançar a linha de chegada.

Vou ilustrar para você entender um pouco melhor.

Uma fisioterapeuta, que vou chamar de Luiza, deseja abrir um consultório e tem recursos financeiros para dar andamento a este plano. Já Ana, que também deseja abrir um consultório, não tem um centavo sequer.

Seguindo o raciocínio, concorda comigo que é mais provável que Ana tenha um caminho muito maior a percorrer para conseguir abrir seu consultório, comparada com o de Luiza?

Claro que existem diversos fatores que influenciam nessas trajetórias, porém já é possível entender a moral da história.

Onde você está hoje e quais recursos você tem ou precisa ter para alcançar seus objetivos?

Planejamento e Plano de ações

Por fim chegamos em uma parte mais estratégica: planejamento e plano de ações.

Algumas vezes é difícil conseguirmos planejar algo e seguirmos por muito tempo.

Quero que você saiba que planejar não é igual uma linha reta.

O percurso tem suas tortuosidades e você precisa contar com imprevistos.

Principalmente para quem não tem muita experiência, planejar sua vida para o próximo ano inteiro é difícil. Então sugiro que você faça para o próximo trimestre.

Além disso, também friso que é importante revisar constantemente, conforme imprevistos surjam, de modo a te levar de volta para a direção dos seus objetivos.

Existe um método chamado PDCA, se você quiser saber um pouco mais sobre ele, tem um arquivo para download que eu disponibilizo gratuitamente aqui no meu site. É só clicar aqui que você já é direcionado para o download da ferramenta.

Claro que todo planejamento precisa de execução.

Não adianta organizar planilhas, planners ou escrever suas ideias com os Post Its mais lindos que houver na papelaria.

Você precisa partir para o plano de ações. Ou seja, após organizar as etapas a serem cumpridas, você precisa executá-las. Após executar você precisa também conferir os resultados, e se as ações precisam de ajustes.

EXTRA

Apesar de seguir todas essas etapas, tenho certeza que o primeiro passo para essa mudança de vida partiu da empolgação.

Mas eu tenho a obrigação de te contar que a empolgação acaba. Para você ter sucesso na conclusão das suas metas e alcançar seus objetivos você precisa ir além da empolgação.

Ter disciplina e constância é o que determina o resultado. Mas vocẽ não adquire essas características da noite para o dia.

Primeiro você precisa querer, depois você precisa aprender, reaprender, se adaptar, e continuar até ser quem você quer se tornar.

Seguindo essas etapas e com constante aprendizado, tenho certeza que você irá conquistar o seu ano INCRÍVEL.

Depois me conta se eu pude te ajudar, ok?

FELIZ ANO NOVO!

0 / 280 permitidos

Nenhum comentário foi encontrado.

fisioEmpreendedor © 2024