7 passos estratégicos para precificar seu atendimento fisioterapêutico

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Carol Lima
Carol LimaMentora de Fisioterapeutas

Aplique agora 7 passos estratégicos importantíssimos para você determinar o preço do seu atendimento na Fisioterapia com mais assertividade e menos riscos.

A maioria dos fisioterapeutas - recém formados ou não - tem dificuldade em assuntos que envolvam gestão. Dentre eles podemos citar a definição de valores para seus serviços prestados.

Eles constumam definir seus preços de forma empírica, definindo os números fundamentados somente no feeling, concorrência ou influência de terceiros.

Essa influência de terceiros muitas vezes é feita através da experiência de colegas próximos ou referências locais. Entretanto não leva em consideração fatores individuais, sociais ou métodos já validados encontrados na literatura administrativa.

Os meios informais não calculam riscos, e nem se baseiam em valores reais de mercado ou necessidades pessoais.

Toda aquela expectativa que esses profissionais têm de serem bem remunerados acaba resultando em dívidas, frustrações e até desvalorização profissional.

Esse desafio é um dos motivos pelos quais fisioterapeutas afirmam que não é possível ganhar dinheiro através da Fisioterapia.

Reconhecendo os malefícios deste cenário, o propósito deste artigo é desmistificar esse modelo informal de decisões, apresentando métodos alternativos reais e reconhecidos.

Os passos que irei apresentar a seguir estão fundamentados em três pilares que considero de extrema importância, contribuindo para a integralidade do profissional:

  • Conhecimentos administrativos;
  • Instrumentos legais que regem a Fisioterapia;
  • Experiência pessoal validada.

Diante disso, é crucial desenvolver uma mentalidade empreendedora e estratégica para superar as barreiras financeiras que muitos profissionais enfrentam na área da fisioterapia.

Certamente, ir além dos conhecimentos técnicos me proporcionou maior controle, previsibilidade e sucesso ao longo da minha trajetória. Sem dúvidas, esses elementos também contribuirão para o seu êxito.

Este artigo fou elaborado com o máximo de detalhes possíveis, para que você consiga implementar sozinho os conhecimentos adquiridos.

Portanto, os 7 passos estratégicos para precificar seu atendimento fisioterapêutico são:

  1. Referencial Brasileiro de Procedimentos Fisioterapêuticos (RBPF);
  2. Desejos Pessoais;
  3. Mercado e Cultura;
  4. Custos (fixos e variáveis);
  5. Capacitação profissional e Experiência;
  6. Público-alvo;
  7. Valor agregado.

 Pronto? Então vamos lá! 

1.    REFERENCIAL BRASILEIRO DE PROCEDIMENTOS FISIOTERAPÊUTICOS (RBPF)

Eu sempre digo que não é possível trabalhar com segurança e dentro das leis, se não a conhecemos. Todo profissional já formado deve ter conhecimento das regras que formam a base da profissão que escolheram.

No caso da Fisioterapia não é diferente. Os fisioterapeutas precisam prestar mais atenção às bases que regem sua profissão, pois são elas que podem interferir diretamente na sua atuação.

Obter conhecimento sobre o que as leis determinam a respeito desse aspecto é crucial. Por isso, antes de definirmos qualquer valor com base em pesquisa de mercado ou ambições pessoais vamos entender o que existe no regulamento.

Para quem não sabe, existe uma tabela que referencia valores dos atendimentos e procedimentos fisioterapêuticos em âmbito nacional.

Esse referencial é chamado de Referencial Brasileiro de Procedimentos Fisioterapêuticos, que antigamente era chamado de Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF).

Ele é uma ferramenta criada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) para auxiliar seus profissionais na precificação de serviços. Isso para garantir a mínima qualidade assistencial.

Para cada procedimento fisioterapêutico, reconhecido pelo COFFITO, há uma codificação e enumeração, conferindo um valor referencial. Este valor é calculado a partir de um coeficiente, que é atualizado anualmente.

Ele é chamado de Coeficiente de Valoração, que anteriormente era chamado de Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos (CHF).

A cada ano é definido um valor para o CV, e no ano de 2023 o valor determinado foi de R$ 0,73. Este valor é influenciado pelos valores acumulados do Índice de Preço ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC/FIPE).

Mas calma! Não quer dizer que você pode cobrar no mínimo setenta e três centavos na sua consulta. abaixo, vou mostrar um exemplo para ilustrar melhor, e você entender com mais clareza.

image info

Quando você olhar a tabela, você vai encontrar quatro colunas. Da esquerda para direita encontramos na primeira a última coluna o códigos RNPF, a descrição, o Referencial CV e o valor para 2023.

Vamos supor que você acabou de abrir seu consultório. Ou seja, atende como Autônomo/Pessoa Física (há um artigo no site falando sobre tipo de empresa e suas regulamentações ) e quer descobrir o valor referenciado no RNPF.

Para isso você vai procurar na descrição o tipo de serviço que você deseja, no caso, “Consulta Ambulatorial”. Logo na última coluna você encontra o valor atualizado, que no exemplo seria R$ 109,50.

Mas para você entender de onde este número saiu é só você lembrar de dois valores. O primeiro é o Valor de cada CV, que é R$ 0,73 e na tabela é definido por 150. Para encontrarmos o preço é só multiplicar 0,73 por 150, que você vai encontrar o valor mínimo por consulta de R$ 109,50.

No entanto, precisamos entender que esses são apenas valores de referência. Dessa forma, nem sempre compactuam com os valores presentes na cultura e no mercado da sua cidade.

Para isso, o COFFITO respalda uma porcentagem de redução dos valores de tabela em no máximo 20%.

Seguindo o exemplo, caso fôssemos aplicar em cima do valor de Atendimento Ambulatorial, você poderia cobrar um mínimo máximo de R$ 87,60. Caso for abaixo disso, é considerado concorrência desleal e desvalorização da profissão.

Por outro lado, também é apresentada a possibilidade de aumentar 20% do valor, quando os profissionais são especialistas na área de atuação. Porém o certificado deve estar chancelado pela associação científica respectiva e registrada pelo COFFITO.

Sugiro então, você dar uma olhada mais aprofundada no documento na íntegra. Por isso deixei aqui a RESOLUÇÃO Nº 561, DE MARÇO DE 2022 na qual detalha mais sobre o instrumento, e que também a tabela completa do RBPF atualizada para 2023. *

2.    DESEJOS PESSOAIS

Agora que você teve acesso ao RBPF, já é possível ter uma ideia dos valores sugeridos considerados para evitar a desvalorização da profissão.

Em contrapartida, apesar de termos essa referência, também devemos considerar nossos desejos. Ou seja, dentro da sua cultura e vivência, qual valor seria justo pelo seu trabalho?

Considero essencial parâmetros quantitativos e racionais para tomada de decisões. Mas também considero importante que o fisioterapeuta se deixe influenciar um pouco pela sua história. Então esta etapa é subjetiva, já que ela se baseia nas suas experiências, cultura e autoanálise.

Quero levar você a pensar sobre as características que podem ou não te tornar um profissional de alto valor agregado. E fazer você analisar se esse valor que você definir é realmente correspondente a sua realidade.

Até porque, o conceito de riqueza é relativo para cada indivíduo. Para quem sempre viveu de um salário-mínimo, passar a ganhar o valor do piso salarial do fisioterapeuta, poderia ser considerado muito.

Entretanto, alerto para um detalhe importante: é de grande importância que você mantenha o reajuste de seus valores constantemente. Avaliando e reavaliando cenários que estão em constante modificação.

Se você for um profissional resolutivo, bem qualificado e em constante progresso, deve considerar valores proporcionais. Mesmo que não tenha tanta experiência. Então, atente-se ao definir valores que podem não corresponder com sua realidade.

Por isso, irei propor uma atividade. Primeiro você irá definir o valor que deseja. Pode ser um valor mínimo ou o que você realmente almeja alcançar.

Na sequência, elaborei 10 perguntas, as quais serão respondidas em uma escala de 1 a 3, onde:

1 representa- DESCORDO COMPLETAMENTE

2 representa- CONCORDO PARCIALMENTE

3 representa- CONCORDO COMPLETAMENTE

Ao final você irá analisar se seria ideal cobrar um preço mínimo (predominando respostas com o número 1), um preço mediano (predominando respostas com o número 2) ou um valor mais alto e agressivo (predominando respostas com número 3).

Utilize os valores presente nas tabelas do RBPF como referência de valores medianos e acrescente ou reduza 20% de cada valor para representar valores mais altos ou mais baixos, respectivamente.

Ainda não vamos falar sobre os valores de mercado, porém caso já conheça e queira utilizá-los como referência, fique à vontade. Porém precisamos de números reais, ok?!

Lembrando que o valor que você irá colocar no início da atividade deve o que você almeja por mês. No RBPF você encontrará valor por consulta ou procedimento. Então sugiro converter esses valores por mês, considerando uma quantidade de atendimentos que você faria.

Estas perguntas irão te guiar a concluir o segundo passo.

Mas lembre-se, mesmo que você não tenha tanta experiência, você já é um profissional de nível superior. Como já vimos, existe um valor mínimo a ser cobrado pelos serviços.

Não se prenda a concorrências que cobram a preço de banana. Você tem uma responsabilidade frente a profissão e aos seus anos de dedicação e estudo.

DEFINA O VALOR QUE DESEJA: R$____________________ **

1. Considero meu atendimento de excelência. ( )1 ( )2 ( )3

2. Tenho experiência na prática clínica. ( )1 ( )2 ( )3

3. Aplico com maestria o raciocínio clínico, recursos e técnicas terapêuticas. ( )1 ( )2 ( )3

4. Entrego além do básico e procuro entregar valor aos meus clientes/pacientes. ( )1 ( )2 ( )3

5. Sempre me atualizo nas evidências científicas através de estudos e cursos de aprimoramento para melhor atender meus clientes/pacientes. ( )1 ( )2 ( )3

6. Preciso ganhar muito dinheiro, pois preciso pagar meus colaboradores. ( )1 ( )2 ( )3

7. Preciso ganhar muito dinheiro, pois tenho muitos gastos pessoais atuais (exemplo: aluguel, energia etc). ( )1 ( )2 ( )3

8. Preciso ganhar muito dinheiro, pois tenho muitos gastos profissionais (exemplo: aluguel, materiais, aparelhos, etc). ( )1 ( )2 ( )3

9. Preciso ganhar muito dinheiro, pois tenho sonhos muito ambiciosos (exemplo: comprar uma casa, carro, viagens, etc). ( )1 ( )2 ( )3

10. Considero a fisioterapia uma profissão essencial para a sociedade, por isso, preciso valorizá-la através da qualidade de atendimento e precificação de mercado. ( )1 ( )2 ( )3

Agora que você concluiu a atividade, compare a resposta das perguntas em escala com o valor desejado e reflita se precisa reajustar o valor ou não.

3.    MERCADO E CULTURA

Um outro fator pertinente na definição do preço das consultas e um dos mais utilizados é a análise de mercado e cultura local.

Cada cidade tem sua cultura e a partir disso é moldado o mercado. Isso não quer dizer que o fato de morar em uma cidade te obrigue a precificar seus serviços com valores baixíssimos.

Se for uma cidade com pouca concorrência, talvez você consiga precificar de forma mais agressiva, e lucrar muito com isso. Tudo vai depender de uma pesquisa previamente realizada.

Imagine que você mora em Uberlândia- MG, trabalhe com atendimentos domiciliares, e está de mudança para cidade de São Paulo. Após a mudança você pretende continuar nos atendimentos domiciliares.

O custo de vida em São Paulo é um pouco mais elevado quando comparado ao de Uberlândia. Consequentemente alguns valores de prestação de serviços acabam sendo proporcionais.

Assim, para que você consiga ter conhecimento de quanto seus concorrentes estão cobrando, p é necessário realizar uma PESQUISA DE MERCADO.

PESQUISA DE MERCADO

Uma pesquisa de mercado é o levantamento de informações pertinentes ao mercado, de forma atribuir mais conhecimento sobre critérios pertinentes. Como concorrentes, clientes, serviços, inovações entre outras características que poderiam interferir no seu tipo de negócio.

Nesta situação, considero apropriado uma pesquisa de mercado para dois tipos diferentes de amostra. Um são os concorrentes e outro os clientes.

Pesquisa de mercado- concorrentes

Existem várias formas de realizar uma pesquisa de mercado com seus concorrentes. Quando falo de concorrentes me refiro aqueles diretos e indiretos.

Se você atua no atendimento domiciliar da Fisioterapia Neurofuncional, então fisioterapeutas que atendam em domicílio na Neurofuncional se toram seus concorrentes diretos.

Já aqueles que não trabalham exatamente como você, mas que podem interfirir na decisão de contratação do cliente, também precisam ser considerados. No caso os concorrentes indiretos, como estúdios de Pilates, academias e profissionais de educação física.

Por isso, objetivo aqui é entender como o mercado funciona, e coletar informações que podem influenciar no seu trabalho.

Isso fará você entender quais fatores estão fazendo seus potenciais clientes a escolherem a concorrência ao invés de você.

Para isso você deve seguir três simples etapas:

1.    Faça uma pesquisa e registre em listas separadas seus concorrentes diretos e indiretos. Separá-los por categoria pode ficar mais fácil e a pesquisa pode ser feita de forma simples no Google. Exemplo: "fisioterapeuta neurofuncional em São Paulo - atendimento domiciliar"

2.    Além do nome da empresa e contato, separe mais duas colunas, uma para serviços prestados e seus valores, e outra para diferenciais.

3.    Entre em contato com esses lugares, pergunte como funciona seus atendimentos e qual valor eles cobram.

 Exemplo da tabela (crie uma tabela para cada tipo de concorrente, direto ou indireto):

Tabela para cada tipo de concorrente, direto ou indireto

Pesquisa de mercado- Clientes

A pesquisa de mercado também pode ser feita para os seus clientes. Eles também podem ser considerados diretos e indiretos, mas neste caso considero importante que você realize especificamente para seu público-alvo.

Mais a diante falaremos sobre Público-alvo que é um dos passos que considero importante para definir a precificação. Mas nesta etapa vou dar alguns exemplo que você pode fazer uma pesquisa de mercado voltado para os clientes que você atende.

O objetivo dessa pesquisa é entender qual valor seu público- alvo pagaria. Então vamos determinar que sue público-alvo tem as seguintes características:

  • Mulheres
  • Idade entre 35 a 75 anos.
  • Moradoras da região sul de Uberlândia
  • Com ensino superior completo
  • Com distúrbios neurofuncionais e que precisem de fisioterapia domiciliar

Essa é uma descrição bem simples. Agora você pode criar um formulário, no google forms, por exemplo, e distribuir de forma que as pessoas respondam para você.

Algumas perguntas que considero importantes a serem incluídas no questionário são:

  • Sexo
  • Idade
  • Bairro
  • Escolaridade
  • Se existe algum distúrbio neurofuncional e/ou conhece alguém que tenha
  • Já fez fisioterapia?
  • Qual valor foi pago?
  • Qual valor mínimo pagaria em atendimento neurofuncional domiciliar?
  • Qual valor máximo pagaria em atendimento neurofuncional domiciliar?
  • Quais características considera importante durante o atendimento?

Você pode colocar as perguntas que achar importante, apenas se lembre que tem que ser o mais breve possível. Recolha dados que vão influenciar nas suas decisões e que podem beneficiar uma atuação.

Começar com dados pessoais faz com que você consiga entender quem são seus potenciais clientes.

Esse método de pesquisa de mercado é voltada pra um público bem próximo a você. Que de fato pode se tornar seu potencial cliente. Entretanto, existem outras formas de pesquisar o mercado de modo a fazer você entender mais sobre o nicho que você atende.

Uma outra forma de pesquisa de mercado é através da internet, nas redes sociais. Você pode fazer buscas de informações em:

  • Grupos do Facebook (grupos de AVC, Parkinson, etc.);
  • Comentários em vídeos no YouTube;
  • Analisar avaliações feitas por clientes reais nas empresas da sua cidade, pelo Google.

A internet é muito rica em detalhes. Nela as pessoas compartilham suas dores e vontades, então use com sabedoria e aproveite ao máximo as informações disponíveis nela.

4.    Custos (fixos e variáveis)

O quarto passo normalmente é negligenciado. As pessoas querem faturar, mas se esquecem daquilo que influencia diretamente nos seus resultados no final do mês: OS GASTOS.

Essa etapa é imprescindível e deve ser analisada com muita atenção. Você pode até faturar três mil reais por mês, mas se você gasta quatro mil, além de não ter lucrado, você terá prejuízo.

Então, vamos as definições dos dois tipos de custos que você deve considerar.

Custos Fixos

Eles são os custos que você tem certeza de que virão todo mês, independente de seus valores serem variados. Exemplos disso são as contas de aluguel, internet, energia e água.

Exemplo: A conta de energia costuma vir com valores variados em cada mês, porém ela sempre virá. Então é uma custo que você deve considerar todo mês.

Gastos variáveis

Eles são gastos que surgem sem que tenha uma certeza de que você terá que pagar todo mês. São aqueles gastos que surgem de imprevisto, urgência ou lazer.

Para entender melhor, um exemplo disso é quando alguma coisa quebra e você precisa mandar consertar, ou compra outra que substitua.

Para o quarto passo sugiro você fazer mais uma planilha onde você considera todos os custos que você tem no momento. Você pode fazer uma tabela dos últimos três meses para ter uma média e uma noção um pouco maior dos gastos.

Sugiro que você faça uma tabela só e que qualifique os gastos na coluna final como "fixo" ou "variável". Mas ao colocar os itens tenha uma separação de todos os gastos fixos de todos os gastos variáveis.

Ao final, some todos os gastos de cada um e o o total de gastos no mês. Segue o exemplo:

Tabela do mês de Dezembro de 2023

Tabela do mês de Dezembro de 2023

Perceba que registrando e qualificando seus gastos, você consegue ter uma visão mais clara do mínimo que você precisa ganhar, para suprir custos. Evidencia também onde você precisa mexer para reduzir esses gastos, e conseguir ter mais lucros ao final do mês.

5.    CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E EXPERIÊNCIA

Existe um feito essencial no processo de construção profissional: a autoanálise.

A autoanálise é um ato de analise por si mesmo, de si. Essa atitude faz com que a pessoa se conheça cada vez mais. O conhecimento de si acarreta em qualificações presentes nos atos de serviço. Agregando não só valor, como também reconhecendo o potencial que cada um tem dentro de si.

Isso quer dizer que você precisa conhecer quais são suas potências e limitações para saber definir um valor condizente. Pergunte-se:

  • Quem é você?
  • Quais características você tem favorecem?
  • Quais características você tem que te prejudicam?
  • Qual capacidade você tem hoje de reabilitar/prevenir/promover saúde a alguém?
  • O quanto você se esforça para superar seus limites?
  • Quais limites te fazer permanecer na zona de conforto?

Saiba ser justo com você mesmo, mas também reconheça os limites que você cria dentro de você. Limites, esses, que te impedem de ser um profissional de excelência.

Se deixe predominar de valores, potenciais e capacidades que farão você fazer jus por cada centavo cobrado. Você oferece um dos serviços mais importantes. Você reabilita vidas. Você devolve não apenas funcionalidade das pessoas, mas também o prazer de poder viver com qualidade.

Então, antes que você justifique valores baixos por falta de experiência, lembre-se: você já viveu muito e construiu características fortes o suficiente para te fazer um profissional fod@!

Agora como profissional, responda:

1.    Você está preparado para atender uma vida e beneficiá-la com isso?

2.    Você atua com base nas evidências científicas?

3.    Você se atualiza constantemente em cursos de aprimoramento?

4.    Você se preocupa com a qualidade de atendimento acima da quantidade?

5.    Você tem experiência para realizar atendimentos com segurança? Se não, isso é o suficiente para impedi-lo de cobrar um preço justo?

6.    Você tem características que não são somente técnicas que podem te tornar um profissional de excelência? Se sim, quais são essas características, cite pelo menos três principais.

Exemplo: Liderança, fácil comunicação, empatia, noções de gestão e logística, etc.

6. PÚBLICO- ALVO

Todos e qualquer tipo de empresa ou profissional deve pensar sempre no seu cliente. Muitas vezes achamos que são as nossas vontades que vão predominar. E sim, elas são importantes.

Porém devemos sempre lembrar que nós vendemos o que os nossos clientes procuram. O que vendemos? S O L U Ç Ã O

Pesar no público-alvo é uma das etapas essenciais para a construção de produtos, serviços e, não menos importante: A PRECIFICAÇÃO.

  • Para quem vou vender meus serviços?
  • Quem são os meus clientes?
  • Como são os meus clientes?
  • O que gostam?
  • O que procuram?
  • Quais as dores deles?
  • Quais soluções eles desejam?

Na consideração de público-alvo levamos em conta algumas características mais amplas dos nossos clientes em potencial. Claro que para entendermos um pouco mais, precisamos de algo mais detalhado, passando para a construção da nossa PERSONA. Porém isso é papo para outro artigo.

Neste passo vou considerar somente o Público-alvo, que já será o suficiente para te dar uma base de quem são as pessoas que podem contratar seus serviços.

Para o público-alvo temos: definição social, econômica e demográfica

Exemplo:

  • Estado Civil
  • Formação
  • Gênero
  • Hábitos de Compra
  • Idade
  • Profissão
  • Região do país

Esses dados são as informações mínimas que você deve saber sobre seus potenciais clientes. Sem essas características tornao processo mais difícil.

A partir disso, pense comigo...

Público-alvo almejado: Elite (basicamente ricos)

Caso eu cobre 50 reais por consulta, mesmo sabendo que esse grupo tem condições financeiras para pagar mais, qual julgamento eles poderiam ter sobre meu serviço?

Talvez eles possam julgar a qualidade do meu serviço como proporcional ao valor que estou cobrando. Por outro lado, se você cobra 200 reais por consulta, mas não entrega um serviço de qualidade, o mercado seleciona.

Portanto, é preciso prometer somente aquilo que sabe que irá entregar. Caso contrário, você pode ser muito prejudicado.

7.    VALOR AGREGADO

Hoje encontramos um mercado tão competitivo, que a cada esquina podemos encontrar alguém que oferece o mesmo serviço que nós.

Para que você se destaque em meio a concorrência e também consiga cobrar o valor que julga merecer, precisamos falar de VALOR AGREGADO.

Que nada mais é do que aquilo que gera valor ao seu serviço ou produto, como por exemplo, uma embalagem, entrega ou atendimento.

Lembra que eu disse que fisioterapia não é apenas atender? Não pense que você atuar na prevenção, reabilitação e promoção à saúde te torna diferente. Afinal essa é a base da fisioterapia, todos somos formados para atendermos nessas três instâncias.

  • O que te faz diferente dos seus concorrentes?
  • O que justifica você cobrar mais do que seu concorrente?

Para tornar mais fácil o entendimento de valor agregado vou citar um exemplo:

Sabe aquele copinho do Starbucks? Pois é, eu particularmente nem gosto tanto dos produtos que eles produzem. Mas só o fato de você ter seu nome naquele copinho tornando-o personalizado já te faz sentir aconchegado.

Ou aquele bilhetinho que você recebe da comida do Ifood "feito com amor, pra você!"

O coração chega a acelerar!

E aquela empresa que promete te entregar sua encomenda em até 48h?

Existem várias formas de agregar valor, mas para ilustrar mais, vamos voltar para um exemplo da nossa realidade:

Imagine que você atende fisioterapia e trabalha com o método Pilates. Você tem um estúdio e sabe que a cada dois ou três quarteirões encontra uma outra empresa com os mesmo serviços que você.

Supondo que essa empresa cobra 180 reais a mensalidade de duas vezes na semana, e você cobra 350 reais para a mesma frequência:

  • Qual valor você agregaria no seu serviço para conquistar o cliente fazendo com que ele não feche com a concorrência?

Vou esperar um pouquinho para você pensar...

Pensou?

Vou dar algumas sugestões:

·      Personalização do treino: Desenvolva planos de treinos personalizado para cada ciente, considerando suas necessidades específicas e apresente em um aplicativo próprio.

·      Atendimento diferenciado: Proporcione um atendimento mais personalizado, e próximo, conhecendo seus clientes pelo nome, compreendendo suas metas e preocupações.

·      Ambiente confortável: Torne seu estúdio um lugar agradável e acolhedor, com equipamentos modernos, ambiente limpo, espaço climatizado. Quem sabe alguns bombons na recepção, ou até uma água saborizada. Chique, né?!

·      Acompanhamento constante: Ofereça avaliações frequentes e ajustes nos programas de treino, mostrando comprometimento com o progressso do cliente.

·      Bônus exclusivos: crie programas de fidelidade, como descontos para clientes frequentes, aulas extras e workshops gratuitos.

·      Material Didático: forneça material educativo, como vídeos, folhetos informativos, cartilhas, ou dicas de saúde, para empoderar seus clientes além dos atendimentos.

Ao agregar esses elementos ao seu serviço, você cria uma proposta de valor única, justificando um preço mais elevado. Essa estratégia não só ajuda a atrair clientes dispostos a pagar mais, mas também a construir uma reputação sólida no mercado.

Lembre-se de comunicar claramente esses benefícios aos seus clientes, destacando o diferencial que oferece em comparação com outros serviços disponíveis.

Essa percepção de valor pode ser o elemento-chave para que clientes estejam dispostos a pagar um preço mais alto por seus serviços.

Esses sete passos estratégicos oferecem uma abordagem abrangente e fundamentada para a precificação do seu atendimento fisioterapêutico.

Ao considerar elementos como o Referencial Brasileiro, desejos pessoais, mercado, custos, capacitação profissional, público-alvo e valor agregado, você pode tomar decisões mais acertivas e construir uma prática sustentável e bem-sucedida.

Lembre-se de ajustar suas estratégias ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças do mercado e às suas próprias experiências profissionais.

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